domingo, 20 de abril de 2008

Administração: Ciência ou Arte?

As Organizações existem para cumprir os objetivos que os indivíduos isoladamente não podem alcançar. Devido às suas limitações físicas, biológicas ou psíquicas, o homem tem necessidade de cooperar com outros homens para, em conjunto, alcançar objetivos. Classificar a Administração como ciência ou técnica, fica a critério de cada autor. Quem a define como arte: de dirigir uma empresa e tomar decisões, realizará estudos e descrições diferentes daqueles que a definem como ciência ou técnica.A teoria geral da Administração recebeu influências de vários filósofos , desde os egípcios, há mais de 4000 anos A.C., passando por Moisés, Confúcio, Platão, Aristóteles, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rosseau, e mais recentemente: Karl Marx, Max Weber, James D. Mooney, Theo Hoimann, Taylor, Fayol, Ford, Mayo, Koontz, e O’Donnel, Peter F. Drucker, e de tantos outros que se dedicam à ciência da Administração e nos legam princípios e postulados que tornam possível uma evolução científica nesta área do conhecimento humano. Onde quer que a cooperação de indivíduos para alcançar um ou mais objetivos comuns se torne organizada e formal, o componente essencial e fundamental nessa associação é a Administração.

*fonte: http://joaniceoliveira.blogspot.com/

3 comentários:

Unknown disse...

muito legal saber isso!!!!!
é bem enteressante..

Unknown disse...

Muito bem colocado e de facil entendimento, diantes de varios outros sites, que deixa de responder estendendo muito e nao fica as claras.

Aline disse...

Eu sou aline cristina.s.c d BELÉM do PARÁ eu estou fazendo o curso d administracao e foi muito bom saber sobre o assunto obrigado!