terça-feira, 20 de maio de 2008

Três verdades absolutas sobre liderança


Em entrevista a revista VOCÊ S/A o norte-americano Marc Effron, responsável pela área de liderança da consultoria de recursos humanos Hewitt Associates falou um pouco sobre aspectos quando o assunto é liderança.
Verdade nº1 - SAIBA QUE TIPO DE LIDER VOCE DEVE SER
Segundo Effron, as empresas deveriam olhar para seu negócio e se perguntar: de que tipo de líder eu preciso? Alguns líderes podem ser extremamente criativos e inovadores, mas não tão bons quando cobrados exclusivamente em termos de resultados. Outros podem ser ótimos em fases de mudança, mas não tão eficientes em tempos de calmaria. Não existe uma pessoa boa em todos os aspectos e situações. Isso é um fato. Imagine, por exemplo, o que aconteceria se colocássemos Jeff Bezos, CEO do Amazon.com, para comandar a Microsoft? Provavelmente não daria tão certo porque são companhias com perfis e necessidades totalmente diferentes. Sua missão é descobrir que tipo de líder a empresa em que trabalha está procurando. Faça as seguintes perguntas: eu conheço a estratégia do negócio? Que capacidade devo ter para desempenhar um papel de liderança nessa organização? Às vezes, você não está sendo bem aproveitado porque seu perfil não tem nada a ver com o da companhia em que trabalha.
Verdade nº2 - FOCO NO TALENTO
Infelizmente, nem todas as pessoas que o cercam têm potencial para se tornar grandes líderes. Nesse ponto, Effron é direto: "Identifique cuidadosamente aqueles com potencial e trabalhe duramente para desenvolvê-los", diz. O processo de identificação não precisa necessariamente ser formal. Quanto mais você se aproximar e interagir com a equipe, mais fácil será identificar quem são os mais capacitados. Ok, você já percebeu quem são seus funcionários mais talentosos, mas eles sabem disso? A resposta é: eles deveriam saber. Se eles ainda não ouviram isso de você, certamente escutarão de outras pessoas ao longo da sua carreira. Que tal procurar essas pessoas amanhã de manhã e dizer para elas o quanto são importantes? Ajudá-las em seu desenvolvimento também é uma forma de ser um bom líder. Portanto, trace os planos de carreira de seus liderados e exponha-os a uma série de desafios. Passe as tarefas mais difíceis para aqueles que considera mais capacitados e observe como reagem. É o melhor que você pode fazer por eles. A grande maioria dos grandes líderes passou por situações assim. Em um momento de honestidade raramente visto entre executivos desse nível, Douglas Busch, CIO da Intel, confessou: "Quando me convidaram para o cargo, achava que tinha capacidade para ocupá-lo, mas, francamente, pensei que eles eram loucos por me darem uma chance daquela!"
Verdade nº 3 - ENVOLVA-SE COM SEUS LIDERADOS
O recado aqui não poderia ser mais claro. Saber interagir com a equipe é fundamental para quem deseja ser um bom líder. Para isso, é preciso dedicar parte do seu tempo a essa missão. E nem adianta dizer que a agenda anda apertada. Com certeza, a vida de Reuben Mark, CEO da Colgate-Palmolive, é bastante corrida. Mesmo assim, ele encontra tempo para, uma vez por mês, dedicar metade de seu dia a um grupo de líderes em potencial de sua empresa. Mas não adianta nada ter esse tipo de atitude se você não é um chefe acessível. O mesmo Reuben Mark, da Colgate-Palmolive, é visto com freqüência almoçando com seus funcionários. Os colaboradores sabem que podem abordá-lo a qualquer instante - que sempre serão bem recebidos. É a política de portas abertas levada a sério. Por fim, seja um modelo do que você espera dos outros. Mais importante do que falar é fazer. A sede da rede de supermercados Wal-Mart fica no Estado de Arkansas, nos EUA, mas dificilmente você encontrará os líderes lá numa manhã de segunda-feira. Toda semana, eles costumam viajar pelo país visitando lojas para conversar com gerentes locais e ouvir clientes. O objetivo: aperfeiçoar a estratégia da empresa. E é exatamente isso que eles esperam de seus funcionários: idéias de como melhorar o negócio. Em outras palavras, não diga aos outros como eles devem agir, faça com que seus atos sirvam de exemplo.

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