quinta-feira, 8 de maio de 2008

Uma olhar diferente sobre a Fiat


Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a Fiat automóvel ocupa uma área de aproximadamente 18 estádios de futebol, com cerca de 20.000 funcionários. Com a instalação da fábrica ouve um desenvolvimento muito intenso na região de Betim através da criação de postos de trabalho e uma melhora significativa nos meios de transportes.
Existe uma relação próxima entre a administração da empresa e seus funcionários, onde o diálogo entre os supervisores e os operários é realizado de forma flexível. Com isso, o índice de acidente na Fiat é muito baixo, já que existe uma alta supervisão sobre os funcionários. A Fiat cria programas de incentivos para seus funcionários como por exemplo: Programa de funcionário destaque do mês, gratificação e premiações dos funcionários com maior destaque.
A empresa trabalha com o sistema JUST IN TIME,no qual as peças chegam à fábrica na hora de serem utilizada na montagem de um carro, aumentando assim o espaço nos galpões da fábrica e um maior controle sobre o estoque de peças. Alem disso, a empresa possui uma estação de tratamento de água e esgoto, em que ela trata grande parte da água utilizada na empresa. Devido a isto, ela acaba de ganhar recentemente o ISO 14001.
A produção de carros na Fiat atende tanto o mercado interno quanto ao mercado externo, sendo que todos os carros são rigorosamente testados pelos melhores engenheiros e funcionários. Para isto a Fiat conta com uma moderna pista de teste com aproximadamente 45º de inclinação, um galpão onde são testados os sistemas de suspensão, e um moderno galpão onde é simulada uma tempestade, para observar se existe algum ponto no carro que ocorra infiltração, entre outros galpões.
Com a visita técnica realizado pela turma de administração à Fiat, os alunos do blog administrarnoar, tiveram a oportunidade de conhecer de perto o ambiente de trabalho de uma empresa moderna que não se preocupa somente com o seu sucesso, mas também com o de seus funcionários, com a preservação do meio ambiente e também com a vida acadêmica de estudante, pois a empresa reconhece que o aluno hoje pode ser o funcionário de amanhã.

Nenhum comentário: