terça-feira, 17 de junho de 2008

O Administrador

A profissão de Administrador é relativamente nova e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data que se comemora o dia do Administrador.Os primeiros administradores profissionais (administrador contratado, que não é o dono do negócio) foram os que geriam as companhias de navegação inglesas a partir do século XVII. Estas empresas foram as primeiras sociedades anônimas que se tem notícia.Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de administração.Habilidades do Administrador
Habilidades Técnicas: Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas. Saber decidir e solucionar problemas.
Habilidades Humanas: Saber lidar com pessoas, comunicando-se eficientemente, negociando, conduzindo mudanças, obtendo cooperação e solucionando conflitos.
Habilidades Conceituais: Ter Visão sistêmica. Atitudes do AdministradorProativo, ousado, criativo, bom exemplo, cumpridor das promessas, saber utilizar seus princípios, ser cooperativo e ser um bom líder ajudando os funcionarios para que eles possam crescer junto com a empresa.

Fonte: www.administradores.com.br

Considerações Pessoais: Acredito que de todas as 3 habilidades que envolvem as funções do administrador, a mais importante seria as habilidades humanas. Lidar com pessoas realmente não é fácil, quem dera se fosse possível fazer uma padronização de personalidades e físicos, que o administrador julgasse ideal para sua empresa. As habilidades técnicas e conceituais estão aliadas mais com a teoria, sendo de mais fácil resolução, ao contrário da humanas que requer um certo grau de facilidade a conviver harmoniosamente entre pessoas.

Nenhum comentário: