quarta-feira, 4 de junho de 2008

Os novos gurus dos negócios


Sabe quem são os gurus de negócios mais influentes da atualidade? A resposta já foi mais óbvia. Ao longo de décadas pensadores como Michael Porter e Peter Drucker dominaram o ideário da gestão. Os gurus de hoje não estão mais apenas nas universidades mais conceituadas. É o que mostra a lista dos gurus de negócios mais influentes realizada nesta semana pelo jornal Wall Street Journal, noticiada pelo Portal EXAME (leia aqui a lista na íntegra). Entre os cinco primeiros, estão dois jornalistas, Thomas Friedman (o número 2) e Malcolm Gladwell (4), e um empresário, Bill Gates (3). Howard Gardner (5), de Harvard, não se classifica como um tradicional especialista em negócios e sim em psicologia e comportamento (que recentemente cruzou as duas áreas em estudos e livros). A exceção é Gary Hamel (o número 1), professor da London Business School.
Peter Senge, do MIT, está em 11º, Michael Porter, de Harvard, está em 14º. Vale notar que o badalado Ram Charan, também professor de Harvard, passou longe da lista. Os critérios são citações em registros acadêmicos, em jornais e revistas e também a popularidade em pesquisas do Google.
É curioso imaginar por que, afinal, os acadêmicos perderam o brilho. Arrisco um palpite. Num mundo já superlotado de informação, mais do que criar idéias e teorias novas, hoje em dia parece prevalecer a habilidade de agrupar e interpretar as que já estão por aí. Quem mais se arrisca?

Matéria publicada pela editora Cristiane Mano no blog Gestão&Idéias , em 09/05/2008

Nenhum comentário: