quarta-feira, 25 de junho de 2008

Empresas contratam por competências técnicas e demitem pelo comportamento

















25 de junho de 2008 às 00:01


O currículo é o cartão de visitas para os profissionais. É por meio dele que as empresas medem os conhecimentos técnicos dos candidatos. "Na era da revolução da informação, nada dá mais status que o conhecimento", explica a psicóloga e diretora da Leme Consultoria, Marcia Vespa.

O problema é que quem contrata tende a dar importância excessiva às competências técnicas, deixando de lado as comportamentais.

"Muitas empresas reclamam de não encontrar profissionais que dominem suas tecnologias, muitas vezes muito específicas e únicas, e deixam de usar sua expertise para formar mão-de-obra. Então, o inevitável acontece: contrata-se pelo técnico e, em curto espaço de tempo, demite-se por conta de comportamentos incompatíveis com o negócio, a missão, a visão e seus valores".

Marcia reitera que valores não são apenas palavras. "Os valores devem orientar o comportamento da equipe. Valores dão sentido e canalizam esforços para que as vitórias sejam coletivas. Pessoas que se orgulham do local onde trabalham percebem uma nítida convergência entre seus valores pessoais e os valores organizacionais".

fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/

Considerações pessoais: O comportamento é um fator muito significativo relacionado a contratação de mão-de-obra.Profissionais com personalidade se destacam e tendem a permanecer na organização.Muitas vezes, os conhecimentos técnicos recebem importância excessiva, deixando de lado valores coletivos e comportamentais.

2 comentários:

Lucas Braga disse...

realmente os conhecimetnos tecnicos sao mto importantes mas temos q lembrar q tem vários outros quesitos sendo avaliados!

Multiverse disse...

Pssoal,
aproveito para dar os parabéns pelo blog. Ficou muito bacana e espero que vcs saibam utilizá-lo a favor, mesmo depois do fim da nossa disciplina.
Um abraço a todos. Sucesso!
Prof. Jorge